Friday, March 22, 2013



A leptospirose é causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. A doença é consideravelmente grave, febril e aguda, e ela penetra através da pele, mucosas ou ingestão de alimentos contaminados em humanos. Ela é considerada uma zoonose (doença de animais), que ocorre  no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. A maioria dos casos a evolução é benigna.
         Primeiramente a doença atinge roedores e outros mamíferos silvestres e é um problema veterinário relevante, atingindo animais domésticos (cães, gatos, bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmo quando vacinados, podem eliminar a Leptospira interrogans pela sua urina.
         O rato é o principal culpado pela infecção humana, por ter muito contato conosco. A bactéria multiplica-se nos rins dos animais, saindo pela urina, às vezes durante toda a vida do animal.
         Os seres humanos são infectados casualmente, e a transmissão de uma pessoa para outra é muito pouco provável.
        
A maioria das pessoas infectadas pela Leptospira interrogans desenvolve manifestações discretas ou não apresenta sintomas da doença.
         Sintomas: ( de 2 a 30 dias após infecção)
 - Febre alta
- Sensação de mal estar
- Dor de cabeça constante e acentuada
- Dor muscular intensa
- Cansaço e calafrios
- Dor abdominal, náuseas
- Vômitos e
- Desidratação
- Olhos avermelhados (hiperemia conjuntival)
- Tosse e faringite.
- Manchas avermelhadas no corpo

O tratamento mais indicado é ingerir bastante água, devido a desidratação. Não deve ser utilizado medicamentes para dor ou para febre que contenham ácido acetilsalicílico, que podem aumentar o risco de sangramentos. Os anti-inflamatórios, também não devem ser utilizados pelo risco de efeitos colaterais, como hemorragia digestiva e reações alérgicas. Quando o diagnóstico é feito até o quarto dia de doença, devem ser empregados antibióticos (doxiciclina, penicilinas), uma vez que reduzem as chances de evolução para a forma grave. As pessoas com leptospirose sem icterícia podem ser tratadas no domicílio. As que desenvolvem meningite ou icterícia devem ser internadas. As formas graves da doença necessitam de tratamento intensivo e medidas terapêuticas como diálise peritonial para tratamento da insuficiência renal. 



                                   Lectospirose no Brasil 

            No Brasil, essa doença ocorre por contato a enchentes contaminadas por urina de ratos, devido à má eficácia de rede de esgoto e drenagem de águas pluviais, a coleta de lixo inadequada, consequentemente causando inundações. 




No comments:

Post a Comment